Uma questão de fé

O desafio de ser santo

“Mas sede vós também santos em todo vosso procedimento, assim como é santo aquele que vos chamou, pois está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo” (1Pd 1. 15-16)

Santidade é a exigência de Deus para a vida do crente. vejam que o verbo está colocado no imperativo pelo apóstolo Pedro. Se formos ao livro de levítico onde está o texto a que se refere o apóstolo (Lv 11. 44), verificamos que a transcrição que Moisés faz da palavra de Deus é também no imperativo: “Sede santos”.

A origem e sentido da palavra “santo”, no hebraico, é de algo separado, perfeitamente identificado por sua diferenciação, daquilo que é comum e usual. No sentido literal da palavra, seria a qualidade de algo que é puro, limpo, transparente, sem sombra de mácula. No sentido humano, seria a separação de alguém para uma obra em especial, como por exemplo Sansão (nazireu, separado, desde o ventre), Samuel, Davi, e depois Saulo e Barnabé, quando Deus ordena à igreja em Antioquia, “separai-me” a ambos para “a obra a que os tenho chamado”. Uma interpretação mais profunda da palavra seria ainda a de “extirpado”, ou seja, tirado de seu próprio meio para se tornar diferente e evidente.

É isto que o Senhor quer dos crentes. Vida cristã é vida separada. Consagrada ao serviço de Deus como oferenda interior e íntima. Não como algo aparente e externo, como a forma de vestir-se ou apresentar-se mas, sim, como somos e vivemos interiormente.

Se a vida cristão começa no interior de nosso ser, com o zelo pelos pensamentos que povoam a nossa mente, com o cultivo de hábitos puros, com a meditação em leituras boas e positivas, com a reflexão em temas que elevam e dignificam o caráter, com a inspiração da passagem bíblica, do estudo de suas verdades, do momento de oração, sem dúvida, esta vida cristã iniciada em nosso ser interior irá espraiar-se por todo nosso ser exterior, levando-nos a influenciar o mundo ao redor, a transmitir a beleza de Cristo àqueles que nos conhecem, a mostrar o caminho da salvação a todos que nos cercam.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: